twitter


 

Normalmente o curso de Letras é representado por uma coruja, símbolo da sabedoria que representa também outras licenciaturas, como a pedagogia. Na Grécia Antiga, a coruja era a ave preferida da deusa protetora das atividades filosóficas e literárias, representando o conhecimento racional e a capacidade de reflexão.

Entretanto, entre os símbolos, encontramos também a flor-de-lis, representada assim:


O símbolo nasceu com Luís XVII, adotando a íris como seu emblema durante as Cruzadas, o nome evolui de "fleur-de-louis" para flor-de-lis. As três pétalas da flor representam a fé, a sabedoria e valor.

A flor-de-lis explica também a cor do curso, lilás. Então, pra quem esperava uma explicação mais interessante e profunda sobre a razão do curso de Letras ter o lilás como cor oficial, é simplesmente por causa da flor.

A pedra do curso (oficializada em decreto) é a Ametista, pois simboliza o equilíbrio, quesito fundamental na promoção do conhecimento (ou será simplesmente por ser lilás?).

2 comentários:

  1. Tenho certeza que vou gostar bastante desse blog, como respondi em meu blog, vocês são super bem vindo no blog PEC 2/2003. Abraços e até mais
    Por Blog PEC 2/2003 em Flor-de-lis, símbolo do curso de Letras. em 09/02/11

  1. SOU ESTUDANTE DE LETRAS, E ESTAVA MUITO CURIOSA PRA SABER MAIS SOBRE O CURSO INCLUSIVE,CONHECER O SIMBOLO QUE REPRESENTA O CURSO AMEI A EXPLICAÇÃO, PARABÉNS.

Postar um comentário